riscos logísticos

Tipos de riscos no transporte de cargas

Facebook
Twitter
LinkedIn

Qualquer negócio, independentemente de seu porte ou segmento, está sujeito a diferentes tipos de riscos, sejam causados por falha humana, mecânica ou processual.

O transporte rodoviário de cargas compreende um serviço complexo no qual estão envolvidos fatores relacionados a valor. Isso pode dizer respeito ao valor da carga, da vida humana ou até mesmo ao valor agregado ao empreendimento em si.

A E.M. Prevenção de Riscos Logísticos, como o próprio nome define, atua diretamente com soluções para a redução e a eliminação dos riscos pertinentes ao transporte rodoviário de cargas.

Neste post, apresentamos os 3 tipos de riscos mais comum do segmento e quais são os melhores procedimentos para evitá-los.

– Roubo de cargas: é um dado preocupante no Brasil e representa uma parcela considerável no custo das operações logísticas. Os gestores devem adotar estratégias preventivas para reduzir ao máximo a probabilidade deste risco, além de agir em tempo hábil no caso de sinistros a fim de reduzir os danos.

As ações de prevenção recomendadas para este tipo de risco estão relacionadas à seleção rigorosa de motoristas e ao treinamento destes profissionais, à adoção de rotogramas e de processos como o checklist além de investimento em tecnologia de automação de dados.

– Avarias e extravios: este é um tipo de risco que ultrapassa o dano físico de um produto, por exemplo, e atinge negativamente a imagem da empresa. São ocorrências que comprometem sua credibilidade e competitividade no mercado.

Para evitar este risco, é importante planejar o layout do armazém, organizar adequadamente a mercadoria nas carrocerias, manter o correto acondicionamento sempre e embalar os itens de forma apropriada, respeitando suas características de temperatura, resistência e peso.

– Falha humana: este risco está relacionado à imperícia ou à imprudência do condutor que podem refletir em sinistros.

Além das recomendações citadas acima quanto à contratação e ao treinamento do profissional motorista, outra ação aconselhada é uma análise prévia dos riscos da operação como um todo. Desta forma, é possível garantir que a empresa reduza custos e aumente resultados!

Quer saber mais sobre soluções em prevenção de riscos logísticos?

Entre em contato conosco!

E.M. Prevenção de Riscos Logísticos | Você sabe o valor da segurança.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

NEWSLETTER

Assine o nosso boletim informativo e fique por dentro do que acontece no mundo da prevenção de riscos logísticos!